Acha que o WordPress É Só Para Blogs? Se Enganou. Sabia Que o WordPress Pode Fazer Essas Coisas?

Claro que o WordPress é muito conhecido como uma das ferramentas online mais poderosas para blogs e gerenciamento de conteúdos.

A plataforma consegue alcançar um equilíbrio perfeito entre uma interface de uso simples, temas especiais do WordPress, poderosas extensões de plugin e recursos complexos. É tão eficiente para iniciantes quanto para especialistas.

Mas tem uma coisa.

A maioria das pessoas não sabe que o WordPress é capaz de tanta coisa mais além de criar blogs e páginas de Internet. A resposta normal ao se perguntar às pessoas “o que é WordPress?” é “Ah, é só uma plataforma de blogs”.

Há coisas muito legais que poderá fazer com o WordPress e funções esperando para serem destravadas que fogem bastante à norma. Então, sem maior alarde, seguem dez coisas que você não sabia que podia fazer com o WordPress.

No 1 Aplicativos

Sabia que pode transformar o WordPress em uma estrutura de aplicativos completa que utiliza a WordPress REST API? A WordPress REST API vem sendo chamada por alguns de adição revolucionária da plataforma WordPress.

Pense nela como uma forma de conectar o WordPress (que pode atuar como um receptor ou transmissor) com outros aplicativos e softwares (que podem ser transmissores ou receptores). Você pode fazer a conexão independente da plataforma e linguagem de programação desde que ambas as conexões possuam terminais de API.

Por exemplo, você poderá usar a API para desacoplar completamente o front-end, você poderá criar aplicativos móveis nativos para Android e iOS, você poderá usar a API para usar Angular.js para ativar o front-end ou você poderá usar a API para sincronizar dados.

Saiba mais sobre WP REST API.

No 2 Compras Online

Converter sua página da Internet do WP em um site de comércio eletrônico completo é fácil. Embora haja várias opções disponíveis, a mais popular é o tema WooCommerce.

Utilizar recursos monetários em sua página da Internet com o WooCommerce lhe fornece acesso a ferramentas que rastreiam novas vendas e níveis de estoque. Uma variedade de gateways de pagamento está disponível, como Cartão de Crédito, PayPal, BACS e Pagamento em Dinheiro na Entrega. O plugin ainda o ajuda a gerenciar remessas e devoluções.

Aprenda a usar o WooCommerce para criar uma loja online com o WordPress.

No 3 Multisite

Use a ferramenta Multisite para criar uma rede de páginas da Internet a partir de uma única instalação. Em outras palavras, o recurso converte sua página da Internet original em uma rede de páginas da Internet conectadas.

O uso mais comum do recurso Multisite para dividir as páginas da Internet em várias seções diferentes. Por exemplo, você pode ter um fórum e uma loja online além de sua página da Internet original.

A ferramenta Multisite lhe permite personalizar cada uma dessas seções. Use estilos diferentes de sua página da Internet original para ficar mais fácil distingui-las.

Saiba como usar a Multisite do WordPress para criar uma rede de páginas de Internet com o WordPress.

No 4 Fórum

Interessado em criar um sentido de comunidade ao redor de sua página da Internet? Então não é preciso procurar em nenhum lugar além do fórum do WordPress.

Vários plugins de fóruns estão disponíveis para o WordPress. O mais popular é o bbPress gerenciado pelo WordPress. Gosto do bbPress porque ele é gratuito, fácil de usar e precisa de só um clique para instalar.

Os recursos do fórum incluem logins sociais e, shortcodes, editar/sinalizar comentários, seguir publicações / tópicos e muito mais. Outras opções populares são Respostas CM, AnsPress e Forum Engine [Mecanismo do Fórum].

Saiba como usar o bbPress para criar um fórum com o WP.

No 5 Painel de Emprego

Outra forma pouco conhecida de usar o WordPress é criar um painel de empregos. Embora esse recurso seja útil apenas para certos tipos de páginas da Internet, é muito eficiente para aqueles a que se aplica.

O WPJobBoard é sem dúvida o melhor plugin disponível. Foi testado e comprovado. Também vem com uma das maiores listas de recursos.

Os usuários podem pesquisar empregos por local, tipo, categoria e data publicada com o plugin WPJobBoard. Podem ser personalizados perfis de empregadores e candidaturas a vagas. Alertas de empregos são fáceis de configurar.

Saiba como usar o WPJobBoard para criar um painel de empregos com o WP.

No 6 Anúncios Classificados

Assim como recurso de painel de empregos, criar um painel de anúncios classificados no WordPress não é algo que se aplica a muitos proprietários de páginas.

Ainda assim, isso não tira sua eficácia. O melhor plugin que você pode encontrar para sua página da Internet é o WPAdverts. Poucas ações são necessárias para construir uma seção de classificados.

No 7 Rede Social

Há poucas formas melhores para alcançar um público alvo que transformar a sua página da Internet do WordPress em sua própria rede social.

Entre no BuddyPress. A poderosa ferramenta do WordPress o ajuda a criar sua própria rede social para sua página da Internet.

Os recursos incluem cadastramento, conexão de convidados, criação de perfil e publicação de mensagens. O BuddyPress é totalmente personalizável com mais de 330 plugins diferentes.

Saiba como usar o BuddyPress para criar uma rede social para sua página da Internet do WP.

No 8 Bate-papo Ao Vivo

Suporte ao cliente excelente é fundamental para o sucesso de quase todo negócio. Contudo, muitos donos de empresas online o negligenciam.

Acrescentar um canal de bate-papo ao vivo em sua página da Internet do WordPress é uma forma fácil de resolver esse problema. Use o plugin WP Live Chat Support para conversar com clientes em tempo real.

Este plugin de bate-papo ao vivo permite que se comunique diretamente com seus clientes a partir de seu painel do WordPress. É possível ver qual página da Internet seu visitante está olhando para ter mais informações úteis.

Saiba como usar o WP Live Chat Support para acrescentar um bate-papo ao vivo a sua página da Internet.

No 9 Intranet

Este provavelmente não é o uso mais empolgante do WordPress, mas você sabia que pode criar uma intranet para sua empresa usando o WordPress?

Uma intranet permite que seus funcionários possam acessar facilmente informações, políticas da empresa, perfis de funcionários, arquivos, eventos, documentos e mais.

Saiba mais sobre a criação de uma intranet usando este plugin grátis.

No 10 Faturamento

Enviar faturas a clientes é uma dor de cabeça. Ainda assim, é uma realidade que muitos freelancers e empresários enfrentam diariamente.

É aí que entra em cena o Advanced Client Manager for WP. O valioso plugin lhe permite criar e enviar faturas direto do WordPress. As faturas são profissionais e totalmente personalizáveis.

O Faturamento com o WordPress lhe permite satisfazer todas as suas necessidades de faturamento a partir de ser um só local. Os clientes podem pagar diretamente com PayPal.

Saiba como usar o WP-Invoice para enviar faturas a seus clientes a partir do painel do WP.

Está Pronto Para Aproveitar o Pleno Potencial do WordPress?

O WordPress é muito mais do que uma plataforma para apenas criar blogs e páginas de Internet. Os 10 recursos e plugins descritos acima lhe permitem aproveitar o pleno potencial desta poderosa ferramenta.

Ele permite que faça coisas que nem imaginava que fossem possíveis. Aproveite os benefícios do uso do WordPress como uma loja online, fórum, rede social e muito mais.

Está usando o WordPress de forma “não padrão”? Esqueci alguma coisa ou você conhece outros usos potenciais para o WordPress? Conte-me suas ideias nos comentários abaixo.

 

One Comment

Deixe uma resposta