Pesquisar
Close this search box.

Filé de Carne à Parmegiana, Receita perfeita!

Receita de file a parmegiana

O Filé de Carne à Parmegiana é um prato delicioso e reconfortante, perfeito para compartilhar com a família e os amigos em qualquer ocasião especial. Aqui está a nossa receita fácil e irresistível para você experimentar em casa.

Ingredientes – Filé de Carne a Parmegiana:

  • Filés de carne (maminha, alcatra ou filé mignon)
  • Farinha de trigo
  • Ovos
  • Farinha de rosca
  • Queijo parmesão ralado
  • Molho de tomate
  • Mussarela fatiada
  • Sal e pimenta a gosto
  • Óleo para fritar

Modo de Preparo:

  1. Comece temperando os filés de carne com sal e pimenta a gosto.
  2. Em seguida, passe os filés temperados na farinha de trigo, garantindo que fiquem completamente revestidos.
  3. Bata os ovos em um prato fundo e passe os filés na mistura de ovos.
  4. Em outro prato, misture a farinha de rosca com o queijo parmesão ralado.
  5. Passe os filés na mistura de farinha de rosca e queijo, pressionando levemente para que a cobertura grude bem.
  6. Em uma frigideira grande, aqueça o óleo em fogo médio e frite os filés até ficarem dourados dos dois lados. Em seguida, retire-os e escorra em papel toalha.
  7. Posteriormente, em uma assadeira, espalhe uma camada generosa de molho de tomate e coloque os filés fritos por cima.
  8. Em seguida, cubra os filés com mais molho de tomate e distribua as fatias de mussarela por cima.
  9. Por fim, leve ao forno preaquecido a 180 °C por cerca de 15 minutos, ou até que o queijo esteja derretido e borbulhante.
  10. Ao finalizar, retire do forno, sirva quente e aproveite o sabor irresistível do Filé de Carne à Parmegiana!

Ocasiões Especiais

O Filé de Carne à Parmegiana é uma excelente escolha para diversas ocasiões especiais. Seja em almoços familiares ou em jantares românticos, ele é uma opção versátil e deliciosa. Comemore aniversários, celebre conquistas ou simplesmente reúna os amigos para uma refeição memorável com este prato clássico à mesa. Além disso, seu sabor irresistível e sua versatilidade fazem dele uma opção popular em diversas festividades.

Além disso, para festas e eventos, você pode servir o Filé de Carne à Parmegiana como prato principal, acompanhado de saladas, arroz e batatas fritas, proporcionando uma refeição completa e saborosa para todos os convidados.

História do Filé de Carne a Parmegiana

A origem do Filé de Carne à Parmegiana remonta à região da Emília-Romanha, na Itália, mais especificamente à cidade de Parma. Inicialmente, esse prato, conhecido como “Parmigiana di Melanzane”, surgiu originalmente com berinjelas em vez de carne.

Acredita-se que a Parmigiana di Melanzane foi criada no século XVIII, durante o Renascimento Italiano, quando a berinjela começou a ser cultivada na região. Os cozinheiros locais, conhecidos por sua criatividade na cozinha, desenvolveram essa receita simples, mas deliciosa, que logo se tornou popular entre os habitantes locais.


Com o passar do tempo, a Parmigiana di Melanzane passou por adaptações e reinvenções em diferentes regiões da Itália. Uma das variações mais famosas surgiu na cidade de Milão, onde a berinjela foi substituída por filés de carne, resultando, assim, no Filé de Carne à Parmegiana.

Ao preparar e saborear um delicioso Filé de Carne à Parmegiana, estamos conectados não apenas à rica tradição culinária italiana, mas também à história e à cultura de um prato que atravessou séculos e continentes, levando consigo o sabor e o calor de um verdadeiro clássico da gastronomia.


Confira nossas outras Receitas

Confira abaixo uma receita com Molho Rústico, também pode ser uma ótima variação para a sua receita.

Veja Mais:

Navegue:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.